CERCA ELÉTRICA – Entenda como funciona cerca eletrica maringa

CERCA ELÉTRICA – Entenda como funciona

Como funciona a cerca elétrica?

A central eletrônica emite pulsos de alta tensão ( aprox. 8.000V ) a cada 1,2 segundos, porém de baixíssima amperagem, o que faz com que o invasor não fique grudado na cerca, simplesmente receba um choque que irá impulsioná-lo para longe dos fios.

Ao ocorrer o contato com a cerca ou o rompimento de um dos fios, o alarme será acionado automaticamente devido à “fuga” de energia.

Itens que compõem a cerca elétrica

Central eletrificadora:

Equipamento responsável pela alimentação da eletricidade dos fios e pode ser regulada para emitir pulsos entre 8.000 a 12.000 volts em intervalos de 1,2 segundos.

Controle remoto:

Ativa e desativa a cerca elétrica à distância.

Repuxo automático:

Mantém os fios esticados mesmo quando atingidos por bolas ou pássaros de grande porte.

Sirene:

Emite som de longo alcance quando a cerca e tocada ou um fio é rompido.

Isoladores:

Isolam os fios eletrificados não permitindo que a corrente elétrica alcance setores indesejáveis como muros, portões, etc.

Bateria selada:

Mantém o funcionamento do sistema em caso de falta de energia elétrica.

Haste de alumínio:

Fabricada em alumínio maciço, possui diferentes tamanhos para 4, 6 ou 10 isoladores.

Placa de advertência:

Composta em material plástico, serve para avisar a possíveis intrusos que aquele perímetro está protegido.

Fio de aço inox:

Resistente à oxidação, possui alto brilho e difícil ruptura.

Cabo de alta isolação:

Utilizado para fazer a ligação da cerca elétrica com a central eletrificadora

Funcionamento básico de uma cerca elétrica

A cerca elétrica possui um sistema de funcionamento extremamente simples. A cerca elétrica é composta basicamente por uma central de choque que gera uma tensão que é aplicada nos fios presos aos isoladores da cerca elétrica, que por sua vez estão presos às hastes que compõem a cerca elétrica.

Caso não haja interrupção ao longo dos fios da cerca elétrica, a tensão volta à central da cerca elétrica e esta efetua uma medição. Caso o valor medido esteja abaixo do valor mínimo que foi ajustado durante a instalação da cerca elétrica, o equipamento dispara um relé que por sua vez pode acionar uma sirene ou outro equipamento ligado à central da cerca elétrica.

Dicas de instalação da cerca elétrica

Quando o técnico instala a cerca elétrica, deve tomar alguns cuidados básicos para que a cerca elétrica não apresente problemas muito comuns. Após instalada, a cerca elétrica não deve produzir estalos muito altos, quando isso ocorre significa que algum ponto da cerca elétrica apresenta fuga de energia, o que nem sempre faz com que a sirene da cerca elétrica seja disparada.

Isso depende do ajuste da sensibilidade da cerca elétrica. A cerca elétrica geralmente pode ser ajustada entre 8.000 a 12.000 V. Quanto mais alta a voltagem selecionada no ajuste da cerca elétrica mais sensível a cerca elétrica ficará. Podendo assim, ocorrer disparos falsos em função da fuga de energia da cerca elétrica nos pontos onde ela apresenta estalos e, às vezes, até mesmo pequenas faíscas.

Deverá ser verificado também se não existem plantas muito próximas à cerca elétrica, pois estas quando encostam na fiação da cerca elétrica também causam fuga de energia da cerca elétrica.

Informações importantes: Antes de instalar a cerca elétrica em seu imóvel, procure informar-se a respeito da legislação sobre cerca elétrica em seu município.

Exija que a empresa instaladora da cerca elétrica siga fielmente as determinações que constam no manual de instalação da cerca elétrica.

Em caso de defeito ou mau funcionamento da cerca elétrica, procure sempre utilizar-se da assistência técnica autorizada pelo fabricante da cerca elétrica. O equipamento monitora a tensão de saída e em caso de dúvida de sua eficácia, nunca toque a cerca elétrica, solicite uma demonstração da empresa instaladora ou assistência técnica autorizada.

Informe a todas as pessoas que possam ter acesso à central da cerca elétrica que esta somente pode ser aberta por um técnico especializado. Sua abertura implica no risco de choque elétrico.

Qualquer ajuste na central da cerca elétrica deverá ser efetuado preferencialmente por um técnico especializado da equipe técnica da empresa instaladora da cerca elétrica.

Sempre desligar a central da cerca elétrica antes de regar plantas ou árvores próximas aos fios da cerca elétrica.

Qual a diferença entre o choque da cerca elétrica e o choque da tomada?

A cerca _ elétrica é alimentada por uma corrente alternada que pode ser 127 VCA ou 220VCA ( ou VAC em inglês = alternating current ), porém está energia é retificada para pulsos de corrente contínua VCC ( ou VDC em inglês = direct current ) e sua tensão pode variar entre 8.000 a 12.000VCC de acordo com o ajuste selecionado pelo instalador da cerca elétrica.

O choque da cerca elétrica mata?

Este talvez seja o maior questionamento feito a respeito de cerca elétrica.

Não, o choque da cerca elétrica não mata. Diferentemente da eletricidade utilizada em residências, comércios e indústrias, a central da cerca elétrica emite um choque ( pulso ) a cada 1,2 segundos com duração aproximada de l ( um ) milésimo de segundo, portanto, o indivíduo ou animal que eventualmente encostar na cerca elétrica sentirá um “tranco” muito forte e tenderá a se afastar da cerca elétrica.

Antigamente costumava-se instalar a cerca elétrica utilizando-se arame farpado sobre os muros e eletrificando os arames da cerca elétrica com a eletricidade das tomadas ( 110V ou 220V ), no entanto, a eletricidade convencional das residências, ou seja, corrente alternada com frequência de 60 hertz ( padrão adotado no Brasil ), causa a contração muscular e sendo o coração e parte do pulmão compostos por tecido muscular, pode, portanto, levar o indivíduo à morte.

Placas de aviso da cerca elétrica: “CUIDADO, CERCA ELÉTRICA”, as placas de aviso também ajudam a inibir as tentativas de invasão além de avisar aos mais distraídos que ali está uma cerca elétrica em funcionamento.

Essas placas devem ser instaladas próximas à cerca elétrica ou fixadas nas próprias hastes da cerca elétrica em intervalos regulares de aproximadamente 10 metros.

Quanto ao modelo e capacidade do eletrificador da cerca elétrica: Escolha um modelo de eletrificador p/ a cerca elétrica adequado à distância da cerca elétrica. Existem modelos com distância entre 300 a 5000 metros lineares.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o tipo de fio e bitola a ser utilizado na cerca elétrica, geralmente em cerca elétrica residencial é utilizado o fio de aço inox diâmetro de 0,45mm, porém, em cerca elétrica com maior comprimento deve-se usar fio de aço galvanizado com bitolas mais grossas, para compensar a perda de energia devido a distância do fio da cerca elétrica.

Isoladores da cerca elétrica: Os isoladores da cerca elétrica ( geralmente fabricados em polietileno ou cerâmica ) servem para impedir que a eletricidade que passa entre os fios da cerca elétrica não atinja as hastes de alumínio impedindo assim a possibilidade de eletrificação de grades ou portões de ferro sobre os quais a cerca elétrica foi instalada, por isso é de fundamental importância a escolha de produtos de boa qualidade na hora de comprar a sua cerca elétrica.

Isoladores de baixa qualidade podem não isolar a corrente elétrica de forma segura o que irá provocar a “fuga” de energia nas hastes ocasionando o disparo “falso” da cerca elétrica, principalmente nos dias de chuva.

Hastes da cerca elétrica: As hastes da cerca elétrica devem ser fabricadas com materiais de alta resistência contra as intempéries da natureza como chuva, sol, poluição, etc. Geralmente as hastes para cerca elétrica são fabricadas em alumínio ou polietileno de alta densidade.

FONTE : http://grupocmaservicos.blogspot.com.br/2013/02/cerca-eletrica-entenda-como-funciona.html

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.