Consumo de energia do ar-condicionado em Sarandi

Com o verão, sol e muito calor, o ar-condicionado fica ligado quase dia e noite sem parar. É muito bom poder aproveitar todos os benefícios de um local climatizado com temperatura agradável, mas é melhor ainda poder desfrutar disso sem sustos na hora de pagar a conta de luz. Já parou pra pensar qual o consumo de energia do ar-condicionado?

Vários fatores interferem no consumo do ar-condicionado, entre eles potência, tempo de funcionamento e instalação adequada. Alguns cuidados simples são importantes na hora de escolher e instalar seu aparelho de ar condicionado para ter economia de energia. O primeiro passo é escolher corretamente a potência do aparelho de acordo com o tamanho do ambiente e necessidade do local.

Para que o consumo de energia do ar-condicionado não seja muito elevado e isso reflita no seu bolso, é preciso fazer o uso correto do seu aparelho de ar-condicionado. Além de você economizar, também estará aumentando a vida útil dele e garantindo conforto e bem estar para as pessoas que frequentam o ambiente.

selo-procelEscolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer. No caso de ar-condicionado split, instale a unidade externa em local com boa circulação de ar. Manter as portas e janelas bem fechadas no local que o ar-condicionado está ligado é importante para evitar a entrada de ar do ambiente externo.

Evite também que o calor do sol entre no ambiente, fechando cortinas e persianas, e mantenha os filtros do ar-condicionado limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais, aumentando o consumo de energia do ar-condicionado. Sem contar que a sujeira acumulada em um filtro que não teve manutenção adequada pode causar probllemas respiratórios e alergias. Habitue-se a desligar o ar-condicionado sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado, essa regra vale para muitos aparelhos elétricos. Com esses cuidados você já poderá sentir a economia no seu bolso.

Como calcular o consumo de energia do ar condicionado

Com o aumento da temperatura muitas pessoas começam a pensar em comprar um ar -condicionado. No entanto, a primeira preocupação é com o valor que a conta de energia terá com o equipamento. Naturalmente o consumo de energia do imóvel irá aumentar com a instalação de mais uma aparelho elétrico. Além de providenciar o aparelho de ar-condicionado adequado e instalação correta, saiba como calcular o consumo de energia do ar-condicionado para evitar surpresas ao receber a conta.

Os fatores abaixo devem ser considerados para calcular o consumo do ar-condicionado, mas é importante saber que são valores aproximados, apenas ara se ter uma média do consumo de energia. Outra questão é que o ar-condicionado não fica com o motor ligado o tempo todo, visto que ele mantém a temperatura ambiente conforme o termostato foi programado.

Providencie os seguintes dados:

  • Potência do aparelho em Watts (W) ( ela está escrita numa etiqueta colada no ar condicionado, no manual do ar-condicionado ou no site do fabricante.)
  • Previsão do número de horas que o ar-condicionado ficará ligado por dia (faça uma estimativa).
  • previsão do número de dias por mês que o ar-condicionado ficará ligado (faça uma estimativa).
  • Custo do quilowatt/hora no imóvel onde o ar-condicionado vai ser instalado (esse valor é encontrado na conta de luz)

Faça a seguinte conta:

Consumo do ar-condicionado em kW = (Potência em Watts X número de horas ligado X número de dias ligado ) /1000
Consumo do ar-condicionado em R$ = consumo mensal em kW X custo do quilowatt/ hora
O resultado será uma uma estimativa do consumo do ar-condicionado e o valor que aumentará na sua conta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.