Dicas para Ar condicionado residencial em Sarandi

Com a chegada do verão, Ruim ou Bom resolveu antecipar e ajudar a escolher o seu equipamento de ar condicionado considerando menor impacto ambiental e no seu bolso, mas sem deixar de lado a qualidade.

Os ecologistas, ou melhor, que se dizem sustentáveis, são contra ar condicionado principalmente por conta do gasto de energia e utilização de gases que destroem a camada de ozônio. Alguns dizem até que o ar condicionado (AC) aumenta o efeito estufa!?!

Tecnologia

SplitVamos ao que interessa… A recomendação aqui vai ser voltada para os SPLITs porque são dos recomendados para residência, são os mais eficientes. O grande salto tecnológico desses equipamentos foi o surgimento dos equipamentos “inverter” com gás R410a, ecológico, ao invés do R22 que destrói com a camada de ozônio.

Apesar de serem mais caros que os convencionais, mais ou menos R$ 400,00, os benefícios são significativos. Energeticamente falando, a diferença de preço é paga em aproximadamente 9 meses funcionando 10 horas por dia. Esses equipamentos, por serem equipados com variadores de frequência, de onde vem o nome “inverter”, ligam de forma suave, em rampa, e não sobre carregam a rede elétrica com picos de partida como equipamentos os convencionais e a medida que o calor no ambiente diminui o consumo de energia também diminui conforme mostra o gráfico a seguir, oscilando de acordo com a necessidade, o que mantém a rotação do motor baixa e diminui significativamente o ruído do motor do compressor.

Ilustração equipamento inverter Fujitsu

Compra e Instalação
O nível de ruído e vibração reduzido possibilita a instalação em fachadas e janelas sem incomodar vizinhos e os próprios usuários com o funcionamento do equipamento. Ainda sobre a instalação, a distância máxima suportada entre a unidade externa e interna é consideravelmente maior, possibilitando a instalação da unidade externa em locais que seriam impensáveis antes.

Para uma instalação correta e sem dor de cabeça, chame uma empresa/profissional da área para avaliar o espaço a ser condicionado porque existem detalhes que podem encarecer ou baratear a instalação e o equipamento, dependendo do caso. O profissional inicialmente irá utilizar a proporção de 12000 Btu para cada 20m2, e depois fará os ajustes para definir a potência necessária para o seu caso. A ligação elétrica deve ser feita com um disjuntor separado para cada equipamento para evitar a queima de equipamentos ligados no mesmo circuito elétrico.

Não recomendo a compra de equipamentos pela Internet, porque, apesar de parecerem ser uma pechincha, existe um risco muito grande de você comprar um equipamento que não irá lhe atender, e no caso de SPLITs, normalmente não incluem a instalação que, dependendo do caso, pode ser até mais cara que o equipamento. Adicione-se a isso, o fato das empresas instaladoras cobrarem mais caro de pessoas que só querem instalar o equipamento, e não comprar e instalar.

Ou seja, chame uma empresa especializada para te ajudar. Procure representantes das seguintes marcas que possuem o tipo de equipamento recomendado aqui. Na minha opinião, em ordem decrescente de qualidade (manutenção e ruído) são:
– Fujitsu, Mitsubishi e Daikin (as duas últimas são mais difíceis de achar no Brasil)
– Carrier
– LG, Gree, Samsung

Sabendo de tudo isso, você pode comprar um ótimo equipamento e manter a consciência livre por minimizar o impacto no meio ambiente sem abrir mão do conforto de ter sua casa climatizada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.