ENERGIA EÓLICA, UMA ALTERNATIVA PARA O MARINGÁ

Energia eólica nada mais que do que a energia gerada pela força dos ventos. Esta forma de se gerar energia é utilizada desde muito tempo atrás, na antiguidade, principalmente para o homem mover suas embarcações e moinhos.

Hoje em dia, a energia eólica, mesmo que pouco utilizada ainda, é considerada uma das mais importantes fontes, por se tratar de uma fonte limpa de energia, ou seja, ela não gera poluição, diferentemente das outras fontes, o que significa que não agride o meio ambiente, colaborando positivamente contra o efeito estufa, entre outros problemas, que são causas de várias discussões atualmente e preocupações de grandes especialistas.

A energia eólica é gerada através de grandes turbinas, ou aerogeradores, em formato de cataventos, que são instalados em locais estratégicos, normalmente campos abertos e com boa quantidade de ventos fortes. Basicamente, através de um gerador, o movimento que faz essas turbinas é responsável por gerar a energia elétrica.

turbina-eolica

Atualmente, infelizmente apenas 1% da energia total gerada no mundo provém deste tipo de fonte. por outro lado, o potencial de exploração desta fonte é grande. A capacidade eólica mundial nos dias atuais é de 238,4 GW (Gigawatts).

 Curiosidades sobre a Energia Eólica.

Os países que mais geram este tipo de energia são: China (62,7 mil megawatts), Estados Unidos (46,9 mil megawatts) e Alemanha (29 mil megawatts). No Brasil, apesar do seu território vasto e com amplo potencial para produção desta energia, o total produzido está muito aquém da média dos grandes países, sendo apenas 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% da energia total produzida no país. Por aqui, possuímos 46 parques eólicos (usinas eólicas) em todo o território nacional (dados atualizados em 2012).

As regiões mais propícias às instalações de aerogeradores são aquelas onde os ventos frequentes chegam a uma velocidade de 15 km/h.

Em dez anos, o total de energia eólica produzida no mundo todo aumentos cerca de 1000%, o que podemos concluir que os países estão se preocupando cada vez mais com esta fonte de energia, encontrando uma saída para os problemas do meio ambiente. Está previsto que até o final de 2013 o mundo tenha produzido cerca de 300 GW de energia elétrica através das usinas eólicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.